Karoli Gaspar University

Introdução

Leia a Descrição Oficial

Fatos

A Universidade Károli Gáspár foi fundada pela Igreja Reformada na Hungria . Esse fato se reflete no nome oficial da instituição: Universidade Károli Gáspár da Igreja Reformada na Hungria.

A universidade recebeu o nome de Károli Gáspár, o pastor calvinista, que preparou a primeira tradução completa em húngaro da Bíblia em 1590.

A universidade foi fundada em 1993, mas sua história remonta a 1839.

Além de Budapeste e Nagykőrös, onde estão localizados os dois principais campus, a Universidade Károli Gáspár oferece cursos em países vizinhos: em Targu Mures / Marosvásárhely e Ilieni / Ilyefalva (ambos na Romênia), bem como em Berehove / Beregszász (Ucrânia) e em Levice / Léva (Eslováquia) em cooperação com instituições locais de ensino superior.

Números

mais de 7600 alunos matriculados no ano acadêmico de 2017/18 na Universidade,

que compreende as seguintes 5 faculdades:

  • Faculdade de Direito
  • Faculdade de Humanidades e Ciências Sociais
  • Faculdade de Teologia
  • Faculdade de Formação de Professores
  • Faculdade de Estudos Sociais e Ciências da Saúde.

Cerca de 50 departamentos pertencem às quatro faculdades.

Existem 528 funcionários acadêmicos ensinando em 38 programas de graduação (BA, MA, ciclo único).

Boas-vindas do Reitor

O antecessor legal da nossa universidade foi a Academia Teológica Reformada de Budapeste, fundada em 1855 e concedida a Universidade pelo Parlamento Húngaro em 1990. Em 1993, a Assembléia Geral da Igreja Reformada na Hungria tomou a decisão de estabelecer uma universidade que abrange uma ampla variedade faculdades, e essa decisão foi aprovada no final do ano 21 de setembro pelo Parlamento da República da Hungria. Através da criação da Universidade Károli Gáspár, a Igreja Reformada na Hungria cumpriu os objetivos de seus antepassados. Nossa Universidade, no espírito da universitas scientiarum, visa elevar o status não apenas da Igreja, mas também da nação, através de seu trabalho educacional, de ensino e acadêmico.

'Sem conhecimento, meu povo perecerá!' - tal foi o clamor dos profetas do Antigo Testamento e dos reformadores em seus sermões. É impossível imaginar o efeito que as legiões de eruditos universitários com crenças reformadas, que chegaram à Suíça, Holanda, Alemanha, Escócia e depois América do Norte, tiveram na Igreja Reformada e também na cultura húngara. O espírito do protestantismo húngaro consubstancia-se em indivíduos como Gáspár Károli, Gáspár Heltai, Albert Szenczi Molnar, Bálint Kocsi Csergő, János Apáczai Csere, Sándor Kőrösi Csoma, os Bolyais e, mais recentemente, Lászor, Ravasz Jo, Istáv e Kásoli. Endre Gyökössy, entre outros. Escolas e universidades protestantes, através dos tempos, abriram o caminho para a cultura reformada e húngara. Eles continuarão a fazê-lo no futuro.

O compromisso da Universidade Károli Gáspár é continuar as tradições distintas das Faculdades Reformadas de Sárospatak, Pápa, Debrecen, Kolozsvár e Nagyenyed. Além da educação dos ministros da religião, para fins de pesquisa acadêmica, treinamento para o cargo de professor e para o grau de Doutor em Filosofia e concessão de diplomas, seus objetivos e objetivos são proporcionar universidade - e faculdade - nível de ensino básico em vários campos e ramos da bolsa de estudos, e ser capaz de realizar pesquisas acadêmicas, de acordo com as tradições mencionadas e no espírito da Reforma.

Que Deus abençoe esta instituição com mais de 160 anos. Pedimos isso na esperança de que seja capaz de cumprir a missão mencionada acima nas próximas décadas.

Dr. József Zsengellér
Reitor

Declaração de missão

No espírito da Palavra Bíblica, a missão da Universidade é educar os jovens conscientemente reivindicando os valores morais e espirituais do cristianismo, e treinar profissionais com conhecimento atualizado para o bem da nação, para servir os húngaros que vivem na Hungria e fora de nossas fronteiras, em primeiro lugar, o sistema reformado das instituições e das comunidades reformadas. Além disso, a missão da Universidade é incentivar a cooperação acadêmica e social das comunidades protestantes na Europa através da ajuda de um centro na Hungria e aumentar a participação dos membros da comunidade reformada húngara na vida intelectual e acadêmica. Por tudo isso, a Universidade contribui para o cumprimento da missão social cristã da Igreja Reformada Húngara.

Vida de estudante

No nível universitário, os estudantes da Universidade Károli Gáspár são representados pela União dos Estudantes (EHÖK) . As responsabilidades da União dos Estudantes incluem auxiliar a comunicação entre os alunos matriculados e a Universidade, representando os interesses dos estudantes no ensino superior e em questões acadêmicas, bem como em organizações regionais e nacionais. O EHÖK também deve coordenar o trabalho das associações de estudantes das faculdades, além de ser membro de organizações internacionais de estudantes.

A Universidade Károli Gáspár tem uma vida estudantil realmente ativa e em desenvolvimento. A União dos Estudantes organiza e oferece uma ampla gama de programas culturais e profissionais para os estudantes. A União dos Estudantes incentiva todos a conhecerem seus professores e colegas de escola fora da universidade, a fazer novas amizades e a estabelecer novos contatos.

Os Dias da Comunidade Károli são realizados a cada semestre antes do outono e da primavera. Durante essas ocasiões, é organizada uma variedade de palestras para os alunos, relacionadas à sua área de estudos e futuras profissões, realizadas por seus professores ou profissionais reconhecidos em suas áreas. Por exemplo, estudantes de direito têm a oportunidade de assistir a apresentações realizadas por juízes, advogados ou promotores que apresentam o curso de suas carreiras. O último dia do evento é o Dia do Esporte, onde os participantes podem jogar futebol, handebol, basquete, vôlei ou experimentar zumba. Os alunos mais corajosos podem até participar de uma batalha de paintball.

Os estudantes da Universidade podem participar de uma ampla variedade de equipes de esportes amadores de futsal, basquete, handebol, vôlei ou pólo aquático. Essas equipes jogam em campeonatos amadores organizados entre outras universidades e faculdades. A oportunidade de participar está aberta a todos, mesmo para iniciantes. Além das atividades esportivas, os alunos também têm a oportunidade de aprender dança folclórica tradicional húngara.

A Faculdade de Teologia oferece muitos programas espirituais para os alunos, uma vez que a vida religiosa / espiritual ativa é considerada importante e incentivada na Universidade. No Ráday Student Residence Hall , grupos de estudos bíblicos são realizados uma vez por semana para os ocupantes. Há ocasiões semelhantes organizadas pelo pastor da Universidade também. A própria Faculdade oferece ainda mais programas religiosos, por exemplo, há oração coletiva ao meio-dia durante a semana, e também existem diferentes grupos de oração coordenados pelos alunos entusiasmados da Faculdade.

O Colégio Bocskai István de Estudos Avançados é uma instituição autônoma com altos padrões de treinamento profissional. Seu objetivo é fornecer educação de alta qualidade, apoiar estudantes talentosos e educar jovens intelectuais motivados e ambiciosos profissionalmente. Para atingir esses objetivos, os membros do Colégio de Estudos Avançados trabalham em dois workshops baseados em seu campo de estudos, que são os seguintes: direito público ou privado.

A KAPSZLI é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2004. Seus membros, que estudam Psicologia na Universidade, organizam e organizam conferências e eventos para apresentar a ciência da Psicologia a todos. Durante essas apresentações, frequentemente realizadas por profissionais conhecidos de seus respectivos campos, são discutidos tópicos atuais interessantes e novas descobertas em Psicologia. Além disso, a KAPSZLI prepara os alunos para sua futura vida profissional.

Todos os anos, a KAPSZLI organiza uma das maiores conferências da Hungria no campo da psicologia, com 40 palestras e mais de 20 a 30 oficinas por 3 dias. Ao longo do ano, palestras menores são realizadas mensalmente. Os preparativos dessas palestras, incluindo o design de páginas da web e pôsteres, contato com professores, propaganda e procura de patrocinadores, são organizados pelos membros da KAPSZLI, que estão constantemente trabalhando para melhorar sua organização.

Locais

Budapeste

Károli Gáspár Református Egyetem

Address
H-1091 Budapest, Kálvin tér 9.
Budapeste, Hungria