Keystone logo
UiT The Arctic University of Norway Mestre em Direito do Mar
UiT The Arctic University of Norway

Mestre em Direito do Mar

Tromsø, Noruega

3 Semesters

Inglês

Período integral

Request application deadline

Request earliest startdate

Request tuition fees

No campus

* sem taxas de matrícula para estudantes internacionais

Introdução

Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da Terra. Os humanos dependem dos oceanos para viver, trabalhar, alimentar, viajar e cuidar da saúde humana. O oceano é o maior reservatório de biodiversidade do mundo, incluindo mamíferos marinhos, peixes, crustáceos, moluscos e inúmeras outras espécies.

O LL.M. programa visa ampliar a abordagem tradicional do Direito do Mar de questões jurisdicionais para incluir também a legislação substancial, como a conservação e uso sustentável de recursos biológicos e proteção da biodiversidade e do meio ambiente. Embora o programa de estudos tenha um perfil global claro, ele também tem uma dimensão ártica distinta. Grande parte do Ártico consiste em áreas marinhas. A mudança climática global sujeitará cada vez mais essas áreas a diversos usos, como navegação, exploração de petróleo e gás, pesca e pesquisa. As regiões árticas oferecem oportunidades únicas para estudar as abordagens jurídicas globais e regionais para proteger e preservar o meio ambiente marinho.

Descrição do Programa

  • Duração: 3 semestres
  • Créditos (ECTS) : 90
  • Requisitos de admissão : Bacharelado em direito ou ciências políticas + carta motivacional
  • Nome do grau : Mestre em Direito (LL.M.) em Direito do Mar
  • Código do aplicativo :
    • Candidatos noruegueses e nórdicos: 7001
    • Candidatos internacionais: 2033

O programa irá, através dos seus cursos e dissertações de mestrado, proporcionar aos alunos uma ampla introdução e conhecimento do Direito do Mar, incluindo o seu desenvolvimento e os seus aspectos políticos e institucionais. Os alunos do programa são ministrados por especialistas jurídicos da Faculdade de Direito e da JCLOS, bem como de outras instituições, como organizações intergovernamentais, tribunais internacionais, acadêmicos e profissionais liberais. O ensino inclui palestras, seminários baseados em problemas, cursos de redação, experiências simuladas e excursões a instituições relevantes, onde em todas as atividades os alunos são participantes ativos.

O programa é intensivo com uma estrutura de três semestres ao longo de um ano calendário, com início em agosto. O semestre de outono consiste em dois cursos introdutórios ao Direito do Mar e à política do Direito do Mar. O semestre da primavera concentra-se em tópicos mais específicos sobre o Ártico e a proteção do meio ambiente marinho. No terceiro semestre, os alunos selecionam seu próprio tópico para um projeto de pesquisa individual, que deve ser concluído durante o verão.

Esboço do programa

Primeiro semestre

  • JUR-3050 Lei Geral do Mar

O curso fornece uma introdução geral ao Direito do Mar, ou seja, as regras e princípios do direito internacional público que abrangem as áreas marítimas.

  • JUR-3054 Lei Geral do Mar II

O curso se baseia em JUR-3050 e se aprofunda nos tópicos selecionados.

Segundo semestre

  • JUR-3052 Proteção do Meio Ambiente Marinho pelo Direito Internacional

O curso enfoca as normas jurídicas internacionais relativas à proteção do meio ambiente marinho dos efeitos adversos dos diferentes usos humanos e ao uso sustentável dos recursos marinhos.

  • JUR-3053 Lei do mar e do Ártico

O curso enfoca o Direito do Mar e questões do Ártico. A Lei Geral do Mar é aplicável às áreas marinhas do Ártico. Mas, ao mesmo tempo, a região possui características especiais que devem ser consideradas. Neste curso, os alunos terão que aplicar os conhecimentos que adquiriram durante os cursos anteriores sobre questões do Ártico. Geralmente, o curso, portanto, tem o caráter de estudos de caso, com ênfase especial no Ártico.

Terceiro semestre

  • JUR-3910 Dissertação de mestrado em Direito do Mar

Consiste numa tese obrigatória baseada em temas e questões do Direito do Mar. Os alunos terão acompanhamento individual. A dissertação deve ter no mínimo 37 páginas e no máximo 55 páginas, com formatação de acordo com o Regulamento do programa Direito do Mar, seção 14. O tema da dissertação será de caráter jurídico ou semilegal e pode incluir perspectivas como teoria jurídica, história jurídica. A tese deve consistir em análises independentes sobre o tema e as fontes legais disponíveis. A tese deve proporcionar ao aluno um estudo aprofundado de um determinado tópico. As discussões da tese devem ser transparentes e tão completas quanto possível. As referências às fontes devem ser precisas e verificáveis.

Currículo

Resultado do programa

Oportunidades de Carreira

Sobre a escola

Perguntas