Keystone logo
Université libre de Bruxelles - ULB

Université libre de Bruxelles - ULB

Université libre de Bruxelles - ULB

Introdução

Bem-vindo à Université Libre de Bruxelles!

BRUSSELS, UMA CIDADE À ESCALA HUMANA

No coração da Europa, apenas 1h20 de comboio de Paris, 1h30 de Amesterdão, e 1h50 de Londres e Colónia, Bruxelas oferece todas as vantagens de uma capital e a qualidade de vida de uma cidade grande e animada. Bruxelas alberga todas as grandes instituições europeias. É a sede oficial da UE e de muitas outras entidades decisórias políticas e económicas e conta com um número crescente de empresas, organizações e peritos internacionais.

A longa tradição de hospitalidade e intercâmbio na capital mais verde da Europa significa que visitantes e residentes podem desfrutar de uma ampla mistura de comida e música do mundo, enquanto os abutres de cultura podem escolher entre uma série de museus e espectáculos. Localizada no coração da cidade, a Université Libre de Bruxelles ou ULB também oferece muitas actividades culturais, festivas e desportivas. Os campus universitários e as áreas circundantes são extremamente atraentes, proporcionando a combinação certa de estudo e lazer.

MULTICULTURAL E INTERNACIONAL

Enquanto universidade multicultural com um terço dos estudantes e investigadores estrangeiros, as relações internacionais são uma realidade quotidiana para a Université Libre de Bruxelles, tal como a própria cidade de Bruxelas, uma das cidades mais cosmopolitas do mundo. A colaboração com universidades de todo o mundo tem sido intensificada tanto no ensino como na investigação, graças, em grande parte, aos vários programas europeus de mobilidade. Para além dos programas de mobilidade estudantil, a Universidade oferece diversos programas integrados com parceiros estrangeiros, incluindo mestrados e doutoramentos conjuntos. Vários destes programas receberam a prestigiada acreditação Erasmus Mundus .

A sua posição exterior em relação à Europa e ao mundo resultou na criação de uma série de acordos, colaborações e parcerias especiais com algumas das melhores universidades do mundo. Com largos anos de experiência no palco internacional, a Universidade lançou a UNICA, uma rede de 45 universidades europeias de referência que engloba mais de um milhão de estudantes. É também membro fundador do Fórum Internacional das Universidades Públicas (IFPU).

A internacionalização da instituição está ancorada pelo seguinte:

  • Cooperação transfronteiriça com a região Nord-Pas-de-Calais (Lille) de França
  • Uma política de parceiros preferenciais para a construção de atividades conjuntas, de longo prazo, com cerca de dez instituições (nomeadamente Oxford, Paris VI, Berkeley, Montreal, UBC em Vancouver, Fudan em Xangai)
  • Diversas instituições e centros especializados, incluindo o Institut d'études européennes (pólo de investigação Jean Monnet), a Solvay Brussels School of Economics and Management, a School for Public Health, o Centre for Canadian Studies, Czech Studies, etc.
  • Um diálogo transatlântico e abertura aos países emergentes

Ao longo dos anos, e apesar dos recursos limitados, a ULB tem sabido sustentar o seu nível de excelência e cumprir as suas responsabilidades públicas e sociais. A Universidade acredita que pode contribuir para a criação de um mundo mais justo e democrático, contribuindo para uma relação de confiança, uma dimensão crítica e a imparcialidade exigida num mundo globalizado

INVESTIGAÇÃO PIONEIRA

Quatro prémios Nobel científicos, uma medalha Fields, três Wolf Prêmios e dois Prémios Marie Curie são mais uma prova da tradição de excelência de longa data da Universidade.
A Université Libre de Bruxelles é membro ativo do Espaço de Investigação e está envolvida em quase 130 projetos financiados pelos 7.º Programa-Quadro Europeus. Ao longo dos últimos anos, obteve 7 Bolsas iniciadas do Espaço Europeu de Investigação (ERC) para financiar investigação em Medicina, Economia, Matemática, Sociologia, ou Ciência Política, bem como 2 Advanced Grant em Inteligência Artificial e Física. Além disso, o Instituto de Estudos Europeus da Universidade é reconhecido como um “centro de investigação europeu Jean Monnet” pelo seu trabalho sobre a integração europeia.

ELEVADOS PADRÕES DE ENSINO

A Université Libre de Bruxelles possui 13 faculdades, escolas e institutos especializados que cobrem todas as disciplinas, combinando estreitamente o contributo académico e a investigação. Oferece quase 40 programas de graduação e 235 programas de pós-graduação. É também parceiras de 20 escolas doutorais, com quase 1.600 doutoramentos em curso. Alguns dos nossos programas de Mestrado centram-se na transdisciplinaridade, enquanto outros colocam mais ênfase nas relações internacionais através de mestrados europeus, ou no multilinguismo. Também trabalhamos em estreita colaboração com a VUB (Vrije Universiteit Brussel - Universidade Flamenga de Bruxelas) há vários anos.

Humanismo, responsabilidade individual...

"A Université Libre de Bruxelles assenta o seu ensino e investigação no princípio da livre investigação. Este postula, em todos os domínios, a independência do julgamento e a rejeição de uma concepção de conhecimento baseada na autoridade. " (1º artigo dos estatutos da ULB). Uma característica específica do ensino da ULB é oferecer aos alunos a sua liberdade pessoal e, ao mesmo tempo, proporcionar-lhes o apoio necessário. Cabe aos próprios estudantes aproveitar as oportunidades e as inúmeras formas de apoio que lhes são oferecidas: a Universidade é, portanto, uma escola de responsabilidade.

... e inovação

As inovações mais marcantes foram introduzidas ao nível da pós-graduação. Estes programas, alguns dos quais são ministrados durante a noite e aos fins de semana, destinam-se, em particular, a adultos trabalhadores, e baseiam-se quer em necessidades sociais e económicas emergentes (euro marketing, governação corporativa, etc), quer em investigação avançada (estética e filosofia da arte, filosofia da ciência, bioinformática, etc). Os novos e inovadores cursos desta natureza baseiam-se na tradição de longa data da ULB da ULB, desenvolvendo-a ainda mais em novas direções.

ENFOQUE NA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL

Como universidade francófona, a maioria dos cursos da Université Libre de Bruxelles é ministrada em francês. No entanto, um número crescente de Mestrados são parcialmente ou inteiramente entregues em inglês. A Universidade oferece um vasto leque de cursos de francês, anteriores e durante o ano lectivo, para ajudar os seus estudantes internacionais a melhorar as suas competências linguísticas.

UMA UNIVERSIDADE COMPROMETIDA

A Université Libre de Bruxelles está determinada em dar a todos a oportunidade de prosseguir os seus estudos no ensino superior e tem desenvolvido um conjunto de iniciativas de apoio aos estudantes: por exemplo, apoio financeiro e psicológico, orientação, aulas de francês, etc. A Universidade também presta apoio académico fora do campus. Um exemplo notável é um programa de apoio aos alunos do ensino secundário (Schola), galardoado com o Prémio Comenius da UNESCO.

Desde a sua fundação, em 1834, a Université Libre de Bruxelles tem estado estreitamente envolvida no debate em curso sobre pensamento crítico e liberdade. Isto inclui a oposição franca às ditaduras e a outros abusos nacionalistas, a promoção da igualdade de oportunidades e uma série de outras questões sociais. Depois de ter fundado uma das primeiras ONG (CEMUBAC), a Universidade tem continuado a desempenhar um papel ativo na ajuda ao desenvolvimento e na cooperação internacional.

Europeia e internacional, acolhendo uma empresa independente, empenhada e dinâmica, a Université Libre de Bruxelles pode ainda contar com a sua vasta rede global de alumni (EAU), os melhores embaixadores da Universidade. Com base no princípio da livre investigação que postula o raciocínio independente e a rejeição de todos os dogmas, a Universidade manteve as suas ideias originais como uma instituição livre, firmemente empenhada na defesa dos valores democráticos e humanos.

Liberdade de inquérito e participação

A Université Libre de Bruxelles assenta o seu ensino e investigação no princípio da livre investigação e sempre deu aos seus alunos a possibilidade de desempenharem um papel ativo e participativo na vida universitária e na avaliação do ensino que recebem. Com efeito, o princípio do livre inquérito, que se baseia no julgamento independente e na rejeição de uma visão baseada na autoridade do conhecimento, está consagrado nos estatutos da Universidade.

Em consequência, a ULB é uma das poucas universidades belgas ou mesmo europeias onde os estudantes estão representados em todos os órgãos de decisão. Dentro do mesmo espírito, há mais de vinte anos que funciona um procedimento sistemático de avaliação dos professores e baseia-se na avaliação própria dos alunos das capacidades pedagógicas dos seus professores.

Locais

  • Brussels

    Avenue Franklin Roosevelt 50 1050 Bruxelles, 1050, Brussels

    Perguntas