Mestre em Direito de Danos

Geral

Leia mais sobre este programa no website da escola

Descrição do programa

O mestrado é elaborado para construir um perfil investigativo rigoroso, baseado em pesquisas avançadas sobre o Direito dos danos em uma perspectiva europeia e comparativa, e focado, em particular, no campo da responsabilidade civil extracontratual e nas bases para a análise dos princípios que articular o direito privado, com atenção especial à tese proposta pela melhor teoria do direito contemporâneo.129557_rsz_man-in-black-holding-phone-618613.jpg

apresentação

Por que estudar esse mestre?

O programa de mestrado universitário em Direito de Danos, diferentemente de outros programas sobre o assunto oferecidos em algumas universidades espanholas, é oficial e verificado pelo Ministério da Educação e Ciência. Pretende-se construir um perfil investigativo rigoroso, baseado em pesquisas avançadas sobre o Direito dos danos em uma perspectiva europeia e comparativa, e focado, em particular, no campo da responsabilidade civil extracontratual e nas bases para a análise dos princípios que articulam o Direito privado, com atenção especial à tese proposta pela melhor teoria do direito contemporâneo.

O mestrado é ministrado continuamente a partir do ano acadêmico de 2012-2013 em espanhol, embora alguns materiais recomendados sejam publicados em inglês. A estrutura flexível do mestre, baseada em módulos e duas especialidades, facilita o aluno a adaptar o programa em seus próprios interesses e áreas de atividade profissional. O desenvolvimento e a temporalização do conteúdo também são especialmente projetados para se adaptar às necessidades dos alunos que desejam fazer o mestrado universitário.

O corpo docente que leciona no programa inclui especialistas com uma longa carreira acadêmica nessa área, tanto no campo acadêmico quanto na prática. A Faculdade de Direito da Universidade de Girona também oferece fácil acesso aos professores e o apoio de uma coleção bibliográfica completa e de uma biblioteca equipada com as mais recentes tecnologias de informação jurídica. Uma pequena cidade universitária como Girona, a menos de uma hora de Barcelona e do sul da França, entre outras vantagens, oferece aos alunos a possibilidade de ter à disposição todos os recursos educacionais de uma universidade sem precisar apoiar a massificação dos grandes cidades Além disso, na própria cidade e arredores, o aluno tem à sua disposição um completo equipamento de lazer, gastronomia e cultura, com inúmeras atividades para tornar sua estadia ainda mais rentável e agradável.

A dissertação de mestrado (TFM), com a qual o mestre conclui, pode ser apresentada pessoalmente e por telemática.

Dados gerais

  • Nome do Mestre : Mestre em Direito de Danos
  • Escopo: Direito, Economia e Negócios
  • Tipo: Pesquisa
  • Unidade de afiliação: Instituto de Direito Europeu e Privado Comparado
  • Secretaria Acadêmica: Faculdade de Direito
  • Duração: 60 ECTS (42 de ensino e 18 de TFM)
  • Calendário e horário: Programa intensivo (42 ECTS de ensino): 14 semanas, de janeiro a abril. Horário: tarde, das 15h às 21h. Recomenda-se fazer o TFM durante o ano acadêmico seguinte.
  • Regime: A tempo inteiro
  • Modalidade: Presencial
  • Línguas de ensino: espanhol
  • Número máximo de vagas: 30
  • Preço: Pré-inscrição: 30,21 euros. Reserva do local: 500 euros (por conta da inscrição). Aulas: 46,11 euros / crédito (65,87 euros / crédito para cidadãos de países fora da União Europeia, não residentes do Estado espanhol)

Objetivos de treinamento

O programa do Mestrado Universitário em Direito a Danos, oferecido pela Universidade de Girona, visa a formação jurídica avançada nas áreas mais diretamente ligadas à responsabilidade civil. Possui duas especialidades, uma em direito privado de responsabilidade contratual e extracontratual e a outra em Fundamentos para a análise do direito privado; ambos permitem o acesso ao doutorado. A proposta oferece treinamento em direito privado e comparativo europeu, essencial para qualquer pesquisador especializado em direito privado e nos fundamentos do direito privado, básico para quem deseja desenvolver uma carreira acadêmica vinculada à pesquisa em filosofia do direito privado.

Acesso, admissão e registro

Requisito de pré-qualificação

Possuir um diploma de bacharel ou pós-graduação em direito ou assunto relacionado que inclua um treinamento em direito privado e que permita estudos de pós-graduação. Levando em consideração a abordagem internacional do programa, não há reservas específicas de vagas para estudantes estrangeiros (do EHEA com um diploma de bacharel ou graduados em sistemas de ensino estrangeiros fora do EHEA, sem a necessidade de aprovação, com verificação prévia que credencia um nível de treinamento equivalente aos correspondentes cursos de graduação em espanhol e que, no país emissor, permitem o acesso a estudos de pós-graduação). Em qualquer caso, os candidatos com ensino superior em direito terão acesso preferencial.

Admissão e registro

Para acessar o mestrado, você deve concluir o pré-registro da universidade Recomenda-se aos candidatos de fora da UE que façam o pré-registro durante os primeiros períodos de pré-registro para garantir que eles obtenham um lugar. Uma vez concluída a pré-inscrição, o Conselho de Admissão de Mestrado avaliará o currículo do aluno para garantir a adequação dos candidatos em relação à dedicação necessária para o progresso de seu treinamento. O conhecimento das línguas será levado em consideração, bem como os méritos anteriores no campo da pesquisa ou da experiência profissional.

Plano de estudos

Módulos

Módulo 1: Responsabilidade Civil

  • Direito da responsabilidade civil: fundamentos
  • Responsabilidade pelo risco e circulação de veículos
  • Responsabilidade por produtos, medicina e saúde e segurança de produtos

Módulo 2: Filosofia da lei de danos

  • Fundamentos epistemológicos do teste de responsabilidade civil
  • Análise econômica da lei de danos

Módulo 3: Aspectos práticos do direito privado

  • Direito dos seguros
  • Responsabilidade patrimonial da administração

Opcional (classificado por itinerário)

Itinerário: Direito privado de responsabilidade contratual e extracontratual

  • Direito contratual
  • Protecção civil dos direitos fundamentais
  • Sistemas de avaliação de danos corporais: bases comparadas
  • Direito europeu do consumidor

Itinerário: Fundamentos para a análise do Direito Privado

  • Justificação e funções de responsabilidade civil
  • Concepções filosóficas do nexo de causalidade
  • Aspectos distributivos do direito a danos
  • Prova pericial em responsabilidade civil

Outro opcional (ambos os itinerários)

  • Principais questões de direito privado I: tradição jurídica europeia
  • Principais questões de direito privado II: contingências profissionais e responsabilidade civil

Dissertação de Mestrado

oportunidades de carreira

O treinamento proposto por este mestre é especialmente útil para pessoas que desejam seguir uma carreira profissional internacional, em escritórios profissionais ou em instituições ou organizações não-governamentais, ou para práticas profissionais, públicas ou privadas no campo do direito. de dano Do ponto de vista acadêmico, a formação em direito privado europeu e comparativo também é uma bagagem essencial para qualquer pesquisador especializado em direito privado, pois fornece uma visão crítica e conhecimento sobre as razões estruturais para as diferenças entre os vários sistemas e modelos.

Última atualização Mar. 2020

Sobre a escola

La Universidad de Girona es una institución pública que se integra en el sistema de universidades públicas catalanas, sobresale en la docencia y en la investigación y participa en el progreso y el des ... Ler Mais

La Universidad de Girona es una institución pública que se integra en el sistema de universidades públicas catalanas, sobresale en la docencia y en la investigación y participa en el progreso y el desarrollo de la sociedad mediante la creación, transmisión, difusión y crítica de la ciencia, la técnica, las humanidades, las ciencias sociales y de la salud y las artes. Es motor económico y cultural de su entorno, y expresa la vocación de universalidad y de apertura a todas las tradiciones, avances y culturas del mundo. Ler Menos