Mestrado em Direito Bancário e Financeiro Europeu (LL.M.)

Geral

Descrição do programa

Sobre

O Master en Droit Bancaire et Financier Européen (LL.M.) é um dos principais programas neste campo oferecido na Europa continental. A opção de lei de fundos de investimento no segundo semestre do segundo ano é uma qualificação legal única na Europa.

O Mestrado concentra-se no estudo de três pilares essenciais - direito bancário, valores mobiliários e direito dos mercados de capitais e direito dos fundos de investimento - ou o regime de investimento colectivo (CIS) - no quadro do direito da União Europeia, lei luxemburguesa e direito comparado.

A equipe de ensino inclui acadêmicos e profissionais renomados, especializados em direito bancário e financeiro.

Fazendo uso de métodos de ensino modernos e interativos, combinando estudo individual e trabalho em equipe, o programa combina a aquisição de conceitos básicos no primeiro semestre e sua aplicação prática no segundo semestre através da aprendizagem baseada em casos desenvolvida por profissionais.

97922_Library.jpg

5 razões para se especializar em Direito Bancário e Financeiro na Universidade do Luxemburgo:

  • Adquirir conhecimentos especializados de alto nível em direito bancário e financeiro, bem como em direito europeu, direito luxemburguês e direito comparado.
  • Especialize-se no campo crescente da lei de fundos de investimento.
  • No final do programa, você estará preparado para fazer a ligação entre teoria e prática e entrar no mundo profissional.
  • O programa bilíngue (ministrado em francês e inglês) oferece uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
  • Encontre um estágio interessante ou um trabalho na área de direito bancário e financeiro ou direito de fundo de investimento depois de se formar.

Oportunidades de carreira

Os graduados do Mestrado em Direito Bancário e Financeiro Européen podem buscar emprego nas carreiras jurídicas no setor bancário e financeiro (bancos, prestadores de serviços financeiros, órgãos reguladores, etc.), no setor de seguros ou no setor de fundos. Eles também podem encontrar emprego em escritórios de advocacia, bancos europeus e instituições financeiras ou administrações nacionais.

O Mestrado em Direito Bancário e Financeiro Européen também permite que os alunos que preencham as condições necessárias para continuar seus estudos em um Ph.D. nível.

97923_MaisonDesEtudiants_SophieMargue.jpg

Estrutura de estudos

O “Mestrado em Direito Bancário e Financeiro Europeu” baseia-se num primeiro ano conjunto (M1) de todos os seis LL.M. especializações oferecidas pela Faculdade de Direito, Economia e Finanças, oferecendo as fundações necessárias para prosseguir com o programa. O módulo 3 no primeiro semestre deste primeiro ano conjunto inclui um curso obrigatório sobre direito bancário e financeiro europeu. O módulo 6, no segundo semestre do M1, oferece um seminário obrigatório sobre a lei europeia de fundos de investimento.

O segundo ano (M2) do “Mestrado em Direito Bancário e Financeiro Europeu” constitui um programa dedicado ao direito bancário e financeiro baseado em três pilares - direito bancário, mercado de valores mobiliários e mercado de capitais, e lei de fundos de investimento (Esquemas de Investimento Coletivo - CIS). O primeiro semestre do M2 é projetado como um núcleo comum para permitir que todos os alunos adquiram e dominem os fundamentos desses três pilares. No segundo semestre, o Master se divide em duas faixas. A via geral aprofunda o conhecimento dos três pilares, com ênfase na lei luxemburguesa e no direito bancário e financeiro comparativo. O programa de Investimentos Colectivos oferece aos estudantes uma especialização nesta área através do estudo aprofundado da lei dos fundos de investimento do Luxemburgo e diferentes tipos de fundos de investimento (OICVM e FIA), bem como certos aspectos específicos (tributação, direito penal, regras de conduta, etc. .) ao mesmo tempo que fornece informações sobre a lei de fundos de investimento comparativos e gestão de carteiras.

Programa

O programa do primeiro semestre é dedicado a aprender os fundamentos do direito bancário e financeiro europeu. O segundo semestre é dedicado a seminários e aprendizado baseado em casos. Desde 2012, os alunos podem escolher, mediante acordo da direção do programa, acompanhar no segundo semestre uma faixa de "Fundos de investimento".

Um número selecionado de estudantes, de acordo com a disponibilidade, pode participar gratuitamente no "Seminário de Finanças Islâmicas" de alto nível, que ocorre normalmente em março.

O programa pode ser seguido em um ano ou, mediante acordo e para um número limitado de participantes, em regime de meio período.

97924_Students1.jpg

Programa de meio período - dois anos de estudo

Os alunos têm a possibilidade de seguir o Master en Droit Bancaire et Financier em uma opção a tempo parcial. Por favor, veja abaixo a estrutura do programa a ser seguido no primeiro ano de estudo em tempo parcial, projetado para garantir a progressão pedagógica dos cursos, incluindo o curso eletivo escolhido pelos alunos no semestre de verão.

Para garantir a coerência do programa e a organização dos estudos, os alunos não podem compor sua própria programação de cursos. Os alunos precisam participar de todos os seminários em qualquer curso.

Banca e Direito Financeiro Europeu: Estágio

O Mestrado em Direito Europeu - European Banking and Financial Law - não inclui uma colocação obrigatória.

Os alunos podem completar uma colocação por sua própria iniciativa, com o objetivo de complementar sua formação universitária com experiência profissional. Isso será categorizado como um posicionamento voluntário.

Última atualização Mar. 2020

Bolsa de estudos Keystone

Confira as opções que nossa bolsa de estudos pode oferecer a você

Sobre a escola

The Faculty of Law, Economics and Finance (FDEF) at the University of Luxembourg offers a unique academic and research environment. Teaching and research benefit from the proximity of the European in ... Ler Mais

The Faculty of Law, Economics and Finance (FDEF) at the University of Luxembourg offers a unique academic and research environment. Teaching and research benefit from the proximity of the European institutions, Luxembourg’s leading international financial centre and its vibrant business community. Institutional and private sector partnerships, sponsored Chairs and a growing network of international partner universities make the FDEF a vibrant academic hub at the heart of Europe. Ler Menos
Cidade do Luxemburgo