Mestrados em Direito (LLM)

Um LLM, ou Mestrado em Direito, é um título atribuído àqueles que já possuem uma graduação na área, que tenham concluído o ensino e a pesquisa em uma determinada área do direito. Advogados podem optar fazer um LLM e adquirir experiência em um setor específico visando progredir na carreira e construir uma rede profissional.

Alguns exemplos de especificidades nos Mestrados em Direito são em setores como Tecnologias da Informação, Direito Tributário, Serviços Financeiros, Direito Internacional, Direito Ambiental e Direito Comercial. Algumas universidades também permitem que os alunos desenvolvam seus próprios programas LLM voltados para interesses profissionais. Programas de LLM geralmente têm, no mínimo, um ano para serem concluídos e, enquanto alguns cursos consistem principalmente de pesquisa, outros também exigem participação em sala de aula. Estudantes de um Mestrado em Direito têm que concluir uma dissertação para receberem o título de mestre.

A variedade de diferentes programas LLM pode ser gigantesca - não deixe que isso o atrapalhe! Comece sua busca dando uma olhada nos Mestrados em Direito mais populares listados abaixo.

LLMs recém-adicionados

University of Puerto Rico - Río Piedras

Mestrado em Direito (LL.M.)

Dezembro 1, 2018
O Master of Laws Programme visa desenvolver os advogados nos princípios e procedimentos dos sistemas jurídicos da tradição anglo-americana e da tradição do direito civil. O LL.M. Ele é projetado para um (1) ano de estudos para completar a tarefa, que pode ser estendido até um máximo de dois (2) anos por motivos bem fundamentados, e consiste em vinte… [+] e quatro (24) horas de contato. [-]

University of Luxembourg, Faculty of Law, Economics and Finance

Mestrado em Direito do Espaço, Comunicação e Mídia (LL.M.)

Novembro 23, 2018
O Mestrado em Direito do Espaço, Comunicação e Mídia combina uma série de cursos sobre direito espacial, direito internacional e europeu de comunicação via satélite, lei de mídia, comunicações eletrônicas e comércio eletrônico, lei de propriedade intelectual, bem como lei de proteção de dados. Abrange estas áreas a nível internacional, europeu e naciona… [+]l. [-]

Vrije Universiteit Amsterdam

Mestrado Em Direito Empresarial Internacional: Mudanças Climáticas E Sustentabilidade

Novembro 20, 2018
VU Amsterdam é a primeira universidade na Europa a oferecer um diploma específico em Direito Empresarial Internacional que combina um mestrado abrangente em Direito Empresarial, com um foco específico em um dos desafios jurídicos mais complexos de nossos dias: a sustentabilidade. Demorou algum tempo para o mundo corporativo reconhecer a ameaça exis… [+]tencial à humanidade que a mudança climática representa. Mas agora, a sustentabilidade anda de mãos dadas com o sucesso dos negócios - e a sobrevivência dos negócios. VU Amsterdam ajudará você a se tornar um advogado em alta demanda, tanto no setor público quanto no privado. [-]

Universidades em Brasil

Alterar localização

Mestrado em Direito (LLM)

Para exercer Direito nos Estados Unidos e em muitos países da Europa, é necessária a conclusão de um curso superior em direito e passar em vários exames, geralmente designados como "bar exam" ou exame da ordem, para provar o seu conhecimento sobre a área legal. Os estudantes que desejam levar a sua formação adiante têm a opção de fazer uma pós-graduação após preencherem os requisitos básicos de admissão. Um destes cursos é o Mestrado em Direito, ou o LMM, um programa para os estudantes interessados em exercer Direito a nível internacional. Se você pensa em fazer um Mestrado em Direito, aprender mais sobre o curso irá ajudá-lo a perceber se ele é o mais indicado para os seus objetivos.

 

O que é um Mestrado em Direito (LLM)?

A sigla LLM significa Mestrado em Direito. Essa pós-graduação em Direito é geralmente escolhida pelos estudantes que desejam levar a sua formação adiante em uma área especifica do Direito como Direito da Propriedade Intelectual ou Direito Bancário.

Um Mestrado em Direito (LLM) é um curso reconhecido internacionalmente. Por si só, o curso não qualifica o estudante para o exercício do Direito na maioria dos países. Em vez disso ele é usado juntamente com o diploma de Graduação em Direito ou com o diploma de Juris Doctor. Para exercer a profissão, o estudante tem primeiro que obter o seu diploma profissional e passar no exame da ordem ou equivalente. O LLM acrescenta qualificação às habilidades já obtidas pelo estudante.

Se por um lado os Mestrados em Direito (LLM) são internacionalmente reconhecidos, eles não têm uma definição universal comum. Isto significa que um Mestrado em Direito (LLM) em uma escola nos Estados Unidos pode abranger tópicos diferentes de um LLM em uma escola do Reino Unido. Muitas vezes, os tópicos abordados incluem ensinar aos advogados estrangeiros as bases da prática legal em um determinado país.

 

Vantagens de Fazer um Mestrado em Direito (LLM)

Um Mestrado em Direito não é um requisito para a entrada no mercado de trabalho como advogado, mas muitas firmas preferem trabalhar com estudantes que tenham esse curso no currículo. Não só o diploma indica que o estudante recebeu formação especializada mas também mostra que ele está dedicado à carreira legal e está disposto a ir mais além para melhorar a sua formação.

Como acontece com a maioria dos cursos de pós-graduação, um mestrado muitas vezes melhora o potencial de ganho do advogado. Alguns advogados têm um aumento no salário de em média 7% após a obtenção do seu mestrado em Direito. Isso não é certeza, dado que cada empregador tem as suas próprias regras sobre os salários relacionados com a pós-graduação, mas os aumentos salariais são comuns.

Sendo diplomas internacionalmente reconhecidos, os LLMs qualificam os advogados para trabalhar em contextos multinacionais. As empresas que geralmente trabalham com casos internacionais podem se beneficiar em contratar advogados com um Mestrado em Direito (LLM), e isto pode aumentar as oportunidades de emprego para os diplomados. Dado que o mundo está se tornando cada vez menor, a procura por advogados que podem trabalhar internacionalmente está crescendo rapidamente e um Mestrado em Direito (LLM) ajuda nessa necessidade.

Os advogados que planeiam mudar-se para um novo país podem concluir um Mestrado em Direito (LLM) e se qualificarem para o exercício do direito no exterior. As normas que regem esta área variam muito, mas em alguns lugares um diploma internacional de Direito e o Mestrado em Direito certo são suficientes para qualificar um advogado para o exame da ordem e praticar a lei em outro país. Algumas vezes o advogado terá que fazer um programa de treinamento completo antes de se candidatar para o exame da ordem.

Há alguns benefícios mais evidentes em um Mestrado em Direito (LLM). Uma vantagem, e que leva muitos a decidirem fazer um Mestrado em Direito, é a oportunidade de expandir a sua rede de contatos profissionais em uma área especifica do Direito. As pessoas que você irá encontrar nas aulas, incluindo os professores e os estudantes, podem servir como contatos valiosos no futuro após a conclusão do seu mestrado.

 

Quanto Custa um Mestrado em Direito (LLM)?

Estabelecer o custo de um LLM é difícil pois cada universidade tem a sua própria estrutura. Não somente por isso, mas também porquê o custo irá variar entre países, e também de acordo com a frequência do curso (tempo integral ou meio período). Nos Estados Unidos, um Mestrado em Direito (LLM) pode ter a taxa de matrícula entre $30,000 e $50,000. Juntando outras despesas, um estudante deve se preparar para gastar entre $70,000 e $80,000 em um Mestrado em Direito (LLM). Apesar do preço elevado, não deixe que o custo o impeça de fazer o curso. Existem possibilidades de uma bolsas de estudos ou de empréstimos que podem fazer do Mestrado em Direito (LLM) um investimento viável.

 

Pré-requisitos para fazer um Mestrado em Direito (LLM)

Se você pretende fazer um Mestrado em Direito (LLM), entender os pré-requisitos irá ajudá-lo a tomar uma decisão bem planejada. A maioria dos programas exige que os estudantes tenham uma graduação em Direito. Se o curso escolhido não tem esse pré-requisito, ele certamente irá exigir que você tenha uma graduação em uma área relacionada. Os Mestrados em Direito são geralmente focados na pesquisa e têm pouco tempo letivo, embora as aulas presenciais sejam obrigatórias. A maioria dos programas de Mestrado em Direito (LLM) irá exigir que o estudante escreva uma dissertação mostrando o que aprendeu no curso.

 

Países que oferecem Mestrados em Direito (LLM)

Historicamente, o LLM era oferecido em países de língua inglesa, dado que esses eram os mercados que trabalhavam com a designação Graduação e Mestrado nos cursos superiores. Contudo, o Mestrado em Direito (LLM) se espalhou por vários países Europeus e Ásia, e alguns países como a Finlândia exigem a conclusão de um Mestrado em Direito para o exercício da profissão.

Se você está interessado em fazer um Mestrado em Direito (LLM), é necessário decidir qual o melhor país para você. Os programas LLM podem ser encontrados nos Estados Unidos e no Reino Unido. Canadá, vários países europeus e asiáticos também oferecem programas LLM. Os estudantes geralmente fazem o mestrado no país onde moram ou gostariam de trabalhar. Tenha em mente que as aulas podem ser ministradas na língua nativa desse país.


Tipos de Mestrado em Direito (LLM)

Os programas LLM estão disponíveis em várias áreas do Direito. O Mestrado em Direito Tributário LLM e o Mestrado em Direito Internacional LLM estão entre os mais populares. Outras opções incluem Direitos Humanos, Propriedade Intelectual, Direito Marítimo, Direito Empresarial, Direito Bancário, Direito da Saúde, Direito Financeiro e Impostos Internacionais. Finanças Corporativas e Direito Imobiliário são algumas vezes escolhidas como especializações no Mestrado LLM.

Para os advogados interessados em maximizar os seus ganhos enquanto abrem as portas à oportunidades internacionais, fazer um Mestrado em Direito (LLM) pode ser a melhor escolha. Ao encontrar o programa correto, estes advogados podem melhorar a sua situação financeira e as perspectivas de emprego em menos de um ano.